A ESTANTE DE GUSTAVO BERNARDO


versão brasileira                                  versão alemã


COMENTÁRIOS
Viviane de Santana

Es war eine sehr aufschlussreiche Abend! Das Buch ist eine Ergänzung für diejenigen, die die Werke von Flusser kennt und eine reiche Einführung für jenen, die sie noch nicht gelesen haben! Es war anregend wie die verschiedenen Facetten von Flusser und seine Ironie dargestellt wurden! Adorei!"

Foi uma noite muito esclarecedora! O livro é um complemento para aqueles que conhecem as obras de Flusser e uma introdução rica para aqueles que ainda não o leram! Os autores apresentaram as várias facetas de Flusser e a sua ironia de maneira muito estimulante! Adorei!

sobre o lançamento do livro em Berlim
em 15 de novembro de 2017

O homem sem chão, além de apresentar a vida do filósofo dentro do contexto histórico do Brasil e da Europa, traz extensas explanações sobre a sua filosofia, estimulando o leitor à reflexão, à criação de associações literárias e filosóficas. Por outro lado, trata também da migração, sobretudo dos judeus intelectuais e artistas no Brasil, e apresenta o que era conhecido como “a inteligência brasileira”, no que diz respeito à ciência, ao intelecto. Nunca houve na história da intelectualidade brasileira uma concentração de criatividade e interlocuções de vários gêneros da arte e literatura tão rica, profunda e extensa como a que existiu no pequeno terraço universal de Vilém Flusser, na São Paulo daquela época. Ao ler O homem sem chão todo aquele panorama se desvela e descobrimos novos detalhes históricos e sobre as relações entre as importantes personalidades. Meus sinceros parabéns a você, Gustavo, e ao Rainer, que colocaram isso tão bem no livro.

postagem em
21 de novembro de 2017

e-mail : gustavobernardokrause@gmail.com